maria-isabel-2.jpeg
maria-isabel-1.jpeg
maria-isabel-3.jpeg
3

Maria Isabel

Maria Isabel é um termo utilizado no Piauí para designar a preparação feita com carne de sol picada e frita, cozida junto com o arroz. Trata-se de um prato bastante identitário e que é encontrado em todo o estado. Sua origem está relacionada ao tempo em que a então província era grande produtora de carne bovina e abastecia
outras regiões do país. A versão mais tradicional e popular é a de carne de sol, mas pode-se encontrar marias isabéis feitas com outras carnes como capote, galinha, carneiro/bode. Nestes casos, estas recebem o nome de “Maria Isabel de Capote”, “Maria Isabel de Galinha”, etc., o que acaba associando o termo “maria isabel” a uma preparação do arroz cozido simultaneamente com alguma carne.

Uma teoria para a origem do nome diz que o prato teria surgido entre as famílias pobres como uma forma para que as mulheres se alimentassem de carne, ingrediente reservado aos homens que fossem para o trabalho pesado. Maria e Isabel seriam os nomes das filhas de uma cozinheira anônima criadora da receita. Uma outra
versão, que está no romance histórico “O Escravo e o Senhor da Parnahiba”, o autor Enéas Barros atribui a origem do prato como uma homenagem à Maria Isabel Thomázia de Seixas e Silva, mulher de Simplício Dias da Silva, um poderoso fazendeiro da então Vila de São João da Parnaíba – atual cidade de Parnaíba, grande produtor de gado e de charque.

Receita

Joselito Belchior, mais conhecido no município de Campo Maior como Manoelzinho, aprendeu com sua mãe a receita da autêntica Maria Isabel. A forma de preparo ainda hoje é bastante caseira, semelhante à que aprendeu com a sua matriarca que cozinhava no fogareiro de lata. Ele conta que o diferencial da carne de sol de Campo Maior é a criação do gado que se alimenta do pasto nativo na região, sendo asim um “gado caipira”. Desta forma, a carne tem boa de qualidade. Joselito descreve que a Maria Isabel pode ser feita também de costela de boi, carne de carneiro, bode, capote e galinha caipira. Veja a seguir sua receita:

Ingredientes

  • 1kg de arroz
  • 500g de carne de sol picada
  • 1 cebola picada
  • Pimenta de cheiro a gosto
  • Cheiro-verde a gosto

Preparo

Colocar óleo na panela, adicionar a carne de sol picada para torrar. Depois coloca a cebola, pimenta de cheiro e cheiro-verde. Em seguida, colocar a água que atinja metade da panela, cobrir e esperar ferver. Quando começar a ferver, colocar o arroz, e deixa secar, mexendo de vez em quando para cozinhar por igual. Quando estiver secando, tampar a panela e esperar finalizar.

Dicas

  • Para Joselito, a proporção ideal é de 1 porção de arroz para 1/2 de carne.
  • Ele também recomenda não utilizar o arroz parboilizado para fazer a Maria Isabel.
  • Sugestão de acompanhamentos: ovo frito, paçoca e banana.

Notícias relacionadas

Compartilhar