Artigo Guias para Atendimento aos Turistas

As cartilhas “Como atender bem turistas com deficiência, idosos e LGBTQIA+” foram atualizadas.

[object Object]

Ministério do Turismo

0 min de leitura

O Ministério do Turismo busca democratizar e propiciar o acesso ao turismo no país a todos os segmentos populacionais, contribuindo para a elevação do bem-estar geral.

As cartilhas “Como atender bem turistas com deficiência, idosos e LGBTQIA+” foram atualizadas e contêm informações valiosas sobre as especificidades de cada viajante, oferecendo ao profissional do turismo auxílio para ofertar atendimentos adequados e, desta forma, possibilitar experiências ainda mais completas aos turistas no Brasil.

DICAS PARA ATENDER BEM TURISTAS COM DEFICIÊNCIA

O Perfil do Turista com Deficiência do Ministério do Turismo aponta que mais da metade (53,5%) dos turistas com deficiência deixaram de viajar para algum destino no país por falta de acessibilidade.

Para ampliar as ofertas turísticas para esse público, que tem enorme potencial turístico, o novo guia “Como atender bem turistas com deficiência” traz um desenho atual dos conceitos básicos sobre acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência e dicas para proporcionar uma experiência turista ainda mais prazerosa.

Ainda proporciona um olhar cuidadoso sobre expressões que podem gerar preconceitos com relação à capacidade corporal e intelectual desses viajantes.

31.03.2023_Cartilha_Atendimento_Turistas_Deficincia.png

DICAS PARA ATENDER BEM TURISTAS LGBTQIA+

Com um novo olhar de que o turismo é para todos a atualização do guia “Como atender bem turistas LGBTQIA+” traz orientações abordando a legalidade e conceitos sobre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.

Também tem dicas que tornam mais agradável a experiência turística desse público, alertando que no Brasil a discriminação a pessoas LGBTQIA+ é crime, podendo ser igualada aos crimes de racismo.

10.04.2023_Turismo_LGBTQIA.png

 

DICAS PARA ATENDER BEM TURISTAS IDOSOS

Ao contrário do que muitos pensam, a idade não é um impeditivo para uma vida socialmente ativa. Em dez anos, 2012 a 2021, o número de pessoas idosas no Brasil cresceu mais de 30% e já representa 14,7% do total de brasileiros, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua.

O Guia “Atender bem turistas idosos”, traz informações valiosas para os prestadores de serviços turísticos oferecerem infraestrutura, adequação de ambientes, sinalização correta para os idosos aproveitarem, por completo, a experiência turística.

10.04.2023_Turismo_IDOSOS.png

Fonte: https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/guias-para-atendimento-aos-turistas