São Raimundo Nonato

São Raimundo Nonato é um município brasileiro do estado do Piauí, distante 576 km de Teresina, capital do estado. Criado em 1912, o município possui 35 035 habitantes, segundo estimativa de 2021 do IBGE e 2 415,287 km²,[2] constituindo-se no município polo da microrregião homônima. Sua economia é baseada nos setores primário (agricultura e pecuária) e terciário (serviços).[5]

No mês de agosto ocorrem festas em homenagem ao padroeiro do município, São Raimundo Nonato.

Em São Raimundo Nonato encontra-se localizado parte do Parque Nacional Serra da Capivara, um parque que envolve ao todo quatro municípios, sendo protegido pela UNESCO e que tem 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros, um dos maiores da Região Nordeste.

Atualmente três instituições públicas de ensino superior prestam serviço no município, são elas: Universidade Estadual do Piauí, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Piauí e a Universidade Federal do Vale do São Francisco.

História

A região onde atualmente está localizado o município de São Raimundo Nonato era formada pelas fazendas de Domingos Afonso Mafrense, doadas aos jesuítas após sua morte. Em uma dessas fazendas, denominada Conceição, ao chegarem, os religiosos edificaram o Sobrado da Conceição, marco inicial da ocupação.[8]

De acordo com vestígios arqueológicos encontrados, todo o vale do Rio Piauí, onde a região se localizava, era habitado por silvícolas integrantes da tribo dos tapuias em diversos aldeamentos.

A chegada dos jesuítas foi acompanhada por colonos e aventureiros que, ao tomarem posse de áreas da região, entraram em conflito com a tribo de tapuias. O litígio foi agravado à medida que os colonizadores foram se tornando numerosos pois, usando de sua superioridade numérica e de armamentos, tentavam escravizar os silvícolas.

O conflito deflagrado entre colonos, índios e aventureiros pela posse da terra levaram a que Dom João Amorim Pereira, então governador da Capitania do Piauí, ordenasse ao comandante José Dias Soares a conquista da região, autorizando-lhe a distribuir parte das terras conquistadas aos seus comandados. O difícil trabalho de tomada das terras pelo comandante Zé Dias – como era conhecido – durou cerca de oito anos, nos quais sua tropa enfrentou perigos diversos e teve que promover abertura de estradas para deslocamento da expedição.

Em conjunto com os jesuítas, foi tentada a pacificação e a catequização dos indígenas, com parco sucesso, tendo ocorrido uma revolta durante uma distribuição de alimentos e vestuários aos tapuias, que foi sufocada com saldo de vários mortos e feridos. Tal fato resultou na emigração da maioria dos índios para uma região às margens do Rio Tocantins.

Consolidada a conquista e cessados os perigos, José Dias Soares e seus filhos Domingos Dias Soares e Gabriel Dias Soares estabeleceram-se no local onde hoje está situada a cidade de Caracol, dando-lhe o nome de Formiga. Com a chegada dos desbravadores os tapuias se afastaram, iniciando-se o processo de povoamento, com a construção das primeiras moradias e a exploração dos vastos maniçobais. O comandante distribuiu as terras pacificadas para seus companheiros da expedição, ocupando ele próprio, a fazenda Caracol, que tinha solo fértil e boas pastagens para criação de gado, onde firmou residência com sua família.

Iniciou-se então um ciclo de prosperidade na região. Foram criadas diversas fazendas, ampliando-se a lavoura e a criação de gado. O povoado desenvolveu-se com a construção de casas, abertura e alinhamento de ruas, criação de uma praça onde foi organizada uma feira de periodicidade semanal, aos sábados, na qual os lavradores e colonos vendiam e compravam produtos.

Em de 6 de julho de 1832 foi criado, por Decreto da Regência do Império, o distrito eclesiástico de São Raimundo Nonato com sede no lugar denominado Confusões, posteriormente transferida, em 1836 para o povoado Jenipapo. Foi elevado à categoria de Vila com a mesma denominação de São Raimundo Nonato pela Resolução Provincial nº 257, de 9 de agosto de 1850, por desmembramento dos municípios de Jaicós e Jerumenha, constituída pelo distrito sede e instalada em 4 de março de 1851.[8]

Por meio da Lei Municipal, datada de 12 de janeiro de 1904, foram criados os distritos de Caracol e João Alves.

Foi alçado à condição de município, com a denominação de São Raimundo Nonato, pela Lei Estadual nº 669 de 26 de junho de 1912. Em 1933 voltou à condição de distrito, junto com Caracol. Em 22 de agosto de 1947, desmembra-se de Caracol e é novamente elevado à categoria de município.[9]

Como chegar

Avião: A empresa Piquiatuba oferta voos regulares de Teresina até o aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

Carro: A partir de Teresina, seguir pelas BRs 316 e 343 até Floriano, em seguida, ir pela BR 230, PI 140 e BR 324 até São Raimundo Nonato.

Artesanato

O artesanato em cerâmica da comunidade rural Barrinho, do município de Coronel José Dias (PI), vizinho a São Raimundo Nonato, é produzido por pessoas que viviam do que extraiam do Parque Serra da Capivara, como por exemplo ex-caçadores, e que agora têm uma nova opção de renda.

Alto do Cruzeiro

O mirante possibilita uma visão de toda a cidade de São Raimundo Nonato. O local também é utilizado por pagadores de promessas que sobem a longa escada de joelhos.

Museu do Homem Americano

O Museu do Homem Americano está situado na sede da fundação que leva seu nome (Fumdham) e seu acervo é composto do resultado de pesquisas na região, revelando a vida do homem pré-histórico, animais gigantes, entre outros temas. Há uma parte interativa na qual o visitante se coloca no papel de um arqueólogo. O museu fica fechado às segundas-feiras. Informações: (89) 3582-1700.

Parque Nacional Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara é composto por um conjunto de quatro serras – da Capivara, Branca, Talhada e Vermelha – que abriga um grande número de pinturas consideradas as mais antigas do continente americano e diferentes ambientes e paisagens. Localizado na região de Semiárido, possui duas estações bem definidas: uma chuvosa e outra seca. Tem 1.354 sítios arqueológicos cadastrados, dos quais 183 estão abertos à visitação. Para conhecer o Parque, é preciso estar acompanhado de um condutor de turismo. Aberto de domingo a domingo.

Fonte:

Onde comer

Você tem uma sugestão? 😃

Cadastre em nosso formulário que em breve será apresentado aqui.

O que fazer

Você tem uma sugestão? 😃

Cadastre em nosso formulário que em breve será apresentado aqui.

Arte de rua

Você tem uma sugestão? 😃

Cadastre em nosso formulário que em breve será apresentado aqui.

Rotas

Os melhores roteiros para você fazer

Em breve vamos cadastrar

Ainda não temos rotas cadastrados para essa cidade